O uso de recursos pirotécnicos nas apresentações do São João está suspenso. A decisão foi conjunta entre a Prefeitura de Senhor do Bonfim (BA) e as produtoras das festas juninas na cidade. A medida vale para o São João na cidade realizado no Espaço Gonzagão.
A intervenção partiu do princípio da identificação da deficiência nas instalações do sistema de combate a incêndio, por causa da ausência do Controle de Materiais e Acabamento (Cmar).
Os shows de artistas como, Zé Vaqueiro e Nattan, realizados na última quinta-feira (20), por exemplo, tiveram os recursos pirotécnicos. Um dia depois, o MP apresentou a recomendação.
Leia mais
Cidade baiana 'apaga fogueira' de São João após morte de secretário
Assista: festa junina badalada acaba com pancadaria entre mascotes
Povão conta com música de qualidade e ações sociais em Cruz das Almas
De acordo com o órgão, as equipes da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) alertaram os responsáveis técnicos do espaço dos riscos de incêndio no emprego dos recursos pela existência de falhas nas instalações elétricas.
A inspeção também indicou erros na instalação dos geradores, no aterramento e mau acondicionamento de combustível. Mas, diante do cenário, os responsáveis técnicos se comprometeram a não utilizarem recursos pirotécnicos, o que foi descumprido.