Quem é de festa não pensa em outra coisa: São João tá batendo na porta. Enquanto para alguns é farra, para outros é trabalho, como o caso dos catadores de materiais recicláveis.
Com o objetivo de melhorar a experiência do trabalho dessa galera, Vilas Juninas serão montadas em alguns dos espaços de festa em Salvador para garantir o apoio ao trabalho dos catadores.
Os pontos de apoio do chamado “Arraiá Sustentável e Solidário” serão instalados no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe. Serão acolhidos 560 catadores de materiais recicláveis, sendo 310 autônomos e 250 vinculados a cooperativas.
Esta é a terceira edição do Arraiá Solidário e Sustentável, Joilson Santana, Coordenador Executivo da ONG CAMA e idealizador do projeto, destacou a importância dessas iniciativas de apoio e fortalecimento ao trabalho dos catadores, que muitas vezes é invisibilizado.
“[O projeto] é mais uma conquista dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na promoção da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos em grandes eventos”, disse. “A intenção é proporcionar trabalho decente aos profissionais, que são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado neste país”, disse Joilson.
Galera pode e deve contribuir com o recolhimentoA previsão é que, ao longo dos dias de festa, aproximadamente 12 toneladas de materiais recicláveis, incluindo latas de alumínio, garrafas PET e embalagens plásticas, sejam coletadas e destinadas à reciclagem. Cada 15 kg de latas ou plástico recolhidos garantirão aos catadores autônomos um bônus de R$ 30,00, além do valor pago por quilo de material.
Leia mais:
Prepara a paciência! Fluxo é intenso na saída de SSA para o interior
Bahia ocupa 6ª posição no ranking do menor salário do país
Joilson também convocou a população para colaborar com o trabalho dos catadores. “Esperamos que os participantes dos festejos juninos contribuam com a reciclagem, entregando os materiais recicláveis aos catadores e catadoras, valorizando o trabalho desses profissionais e promovendo sustentabilidade”, pediu.
A inciativa é uma parceria entre Coocreja, Cooperbari, Cooperguary, Caec, Canore, Camapet, Crun, Cooperes, Canarecicla, Cooperbrava, Cooperlix, Coleta Cidadã e a ONG CAMA, que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia (SEMA, SEDUR e SETRE) e do MPT-BA, Limpurb e MPBA.