O vereador Alexandre Aleluia (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para que a zona azul nas proximidades da Fonte Nova tenha valor fracionado no período de três horas.
Atualmente, a cobrança é feita em um valor único para o período de 12 horas. Segundo o edil, esses valores prejudicam o cidadão que irá acompanhar algum evento no estádio.
Aleluia argumenta que a tarifa única "fere o princípio da proporcionalidade, pois obriga os usuários a pagar por um tempo de estacionamento que muitas vezes não utilizam na totalidade".
Torcedores do Bahia e visitantes têm que desembolsar um preço salgado de R$ 25 a R$ 35 pelo período de quase 5 horas, dependendo do ponto em que o carro está estacionado. A supervisão é feita pela empresa privada Estapar.
O vereador defende que a cobrança fracionada será mais justa, além de ajudar o cidadão que necessita de um momento de lazer, sem ter que gastar muito para isso.
Leia mais:
Deputado baiano se vê cada vez mais longe da presidência da Câmara
"A implementação desta lei contribuirá para uma melhor organização do trânsito, maior justiça na cobrança de tarifas e melhor utilização dos espaços de estacionamento na cidade de Salvador, beneficiando tanto os cidadãos quanto a gestão municipal", afirmou o parlamentar.
O projeto de lei será votado na CMS nesta terça-feira (11). Se for aprovado, só dependerá da sanção do prefeito Bruno Reis (União).