Deputada federal no segundo mandato, a bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) pode rodar e ficar sem o cargo. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) analisa nove processos envolvendo uma turma de nove deputados estaduais e federais, incluindo a parlamentar.
Os processos, de acordo com o canal de notícias GloboNews, podem resultar na perda do mandato do bonde, com a inelegibilidade, caso sejam confirmadas irregularidades nas campanhas. Zambelli responde em duas ações, por uso de meios de comunicação para divulgar notícias falsas sobre o sistema eleitoral do Brasil e abuso de poder econômico.
Leia mais
Ministro do TSE envia para São Paulo ação contra Carla Zambelli
Carla Zambelli leva a pior na justiça por usar 'Milla' em ato político
Os demais são alvos de denúncias por práticas como fraude em cotas de gênero e uso de recursos públicos e privados para comícios e propagandas consideradas irregulares. As punições previstas são perda do mandato de forma imediata e inelegibilidade por um prazo de oito anos, mesmo tempo que o ex-presida Jair Bolsonaro (PL) vai ficar longe das urnas. Todos os processos ainda estão em fase de coleta de depoimentos, provas e apresentação de documentos.
Veja a lista de deputados
Ana Carolina Rossi Barreto Serra (Cidadania)
Alex Spinelli Manente (Cidadania)
Daniele Mazuqueli Alonso (PL)
Ely Santos (Republicanos)
Helinho Zanatta (PSC)
Delegado Olim (PP)
Capitão Telhada (PP)
Letícia Aguiar (PP)