A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, demitiu o baiano Yuri Silva do cargo de Secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial. A decisão foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União. Ainda não foi anunciado quem irá ocupar o cargo.
Apesar de a decisão só ter sido publicada nesta terça, o ex-secretário foi avisado da demissão por telefone na última segunda (7). O motivo da demissão não foi divulgado oficialmente, contudo, o MASSA! apurou que a aproximação de Yuri com pessoas ligadas a Silvio Almeida, que foi acusado de assédio por Anielle, resultou no desligamento.
Leia também:
Anielle depõe por 1h e oficializa denúncia de assédio contra Silvio Almeida
Anielle Franco detalha importunações que sofreu de Silvio Almeida
Silvio Almeida notifica Me Too sobre vazamento de dados
Em contato com o Portal MASSA!, Yuri Silva afirmou que não vai se pronunciar oficialmente sobre a demissão. O ex-secretário também não negou a motivação noticiada pela imprensa.
Já o Ministério da da Igualdade Racial enviou uma nota ao Massa! informando que a demissão é mudança normal nos percursos de gestão, com o objetivo de fortalecer a secretaria do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Ainda de acordo com a nota, o novo nome será anunciado ainda esta semana e virá com a missão de fortalecer o Sinapir. Enquanto isso, a diretora de Monitoramento e Avaliação da secretaria, Tatiana Dias, assumirá interinamente até o anúncio.