O vídeo que circula nas redes sociais mostrando Elon Musk, proprietário do X, apoiando a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo é falso. Uma apuração feita pela ferramenta Google Lens revelou que o áudio foi manipulado e o conteúdo do viral foi inventado.
Leia também:
Vereador detona 'presida' do Vitória em sessão na Câmara
STF, Anatel e PF sofrem ataques de hackers após suspensão do X
O vídeo já soma, até esta terça (3), mais de 545 mil visualizações. "Conto com o apoio dos brasileiros e paulistas para que elejam Pablo Marçal. Ele é o futuro do Brasil e tem meu total apoio. Enquanto ainda quero conseguir minha candidatura à presidência no Brasil. Irei fazer campanha para Marçal porque o estado de São Paulo não pode continuar nessa situação. Precisamos de mudança. Alguém que não tem medo de mudar o sistema. Conto com os brasileiros", diz, supostamente, o bilionário.
A apuração indicou que o vídeo falso é, na verdade, um recorte de uma transmissão ao vivo feita por Musk em julho deste ano, que reuniu proprietários e entusiastas da Tesla. O bilionário foi um dos palestrantes e conversou com o público sobre tecnologia, chips artificiais e novos modelos da empresa.
Em nenhum momento de sua fala Elon Musk se refere a Pablo Marçal ou às eleições municipais no Brasil. Outras pesquisas também indicam que Musk nunca citou o candidato do PRTB publicamente ou demonstrou apoio à sua candidatura.
Até a publicação desta matéria, a equipe de Pablo Marçal não se pronunciou sobre o assunto.