O vereador Sandro Fatinel (PL-RS) surpreendeu ao culpar o "peso das árvores" em beiras de estradas pelos deslizamentos que acontecem no estado, por conta da tragédia que já matou 151 pessoas, além de 104 desaparecidos. O edil afirmou, na Câmara de Caxias do Sul, nesta terça-feira (14) que irá propor um projeto de lei para retirada da vegetação ao lado das estradas.
“Estamos enfrentando leis ambientais extremas que estão impedindo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por causa do meio ambiente”, começou o vereador.
"Eu vou apresentar um projeto nesta casa para que em todas as estradas principais do interior sejam retiradas a vegetação 5 metros para cada lado. [...] Porque, o que faz desmoronar? O que faz cair a barreira? O peso das árvores. Porque com os solos encharcados, as raízes não seguram mais. Com o peso, despenca tudo junto com a terra. E faz todos os desastres que vimos aí”, explicou o parlamentar, que é contra as leis ambientais.
Vale lembrar que esse é o mesmo vereador que ficou conhecido ao realizar um discurso xenofóbico contra o povo baiano no início do ano. Na época, trabalhadores viviam em um regime de semi-escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul, e ele sugeriu que fosse preguiça dos escravizados.
"A única coisa que eu disse dos baianos é que eles gostam só de tocar tambor e ficar na praia né. Se a gente fosse ter essa conversa em um outro momento, a pessoa iria dizer: ‘ah, é verdade. É a cultura deles, não tem nada de mal’. O problema é que entrou em um contexto que foi interpretado como forma de falar mal deles”, tentou se justificar.