O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou as preocupações com o aumento dos gastos públicos e as reações negativas do mercado, que levaram o dólar a atingir uma cotação recorde e provocaram queda na bolsa brasileira. Para Lula, as críticas são uma “bobagem”. O presidente também confirmou que o pacote de corte de gastos já foi enviado ao Congresso.
"Vou repetir: ninguém nesse País, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu. [...] Entreguei esse País, sabe, numa situação muito privilegiada. É isso que eu quero fazer outra vez. E não é o mercado preocupado com os gastos do governo. É o governo. Porque, se eu não controlar os gastos, se eu gastar mais do que eu tenho, quem vai pagar é o povo pobre”, afirmou Lula, em entrevista ao Fantástico, neste domingo (15), após receber alta.
Leia mais:
Médico diz que Lula correu risco de morte após cirurgia na cabeça
"Teve gente que fez 10% e foi morto", disparou Lula sobre Braga Netto
Segundo o presidente, o mercado ficou nervoso após o anúncio da isenção de Imposto de Renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil.
“É isso que ele [mercado] ficou nervoso. Porque muitos no mercado não pagam imposto de renda. Nós fizemos aquilo que é possível fazer mandando [o pacote] para o Congresso Nacional", disparou Lula.