25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Investimento - 31/08/2023, 19:31 - Da Redação

'Território Santo' será oficializado em Salvador; entenda proposta

Projeto integra investimentos previstos para o turismo religiosos da capital baiana

Território Santo passa pelo Santuário Dulce dos Pobres
Território Santo passa pelo Santuário Dulce dos Pobres |  Foto: Adilton Venegeroles / Ag. A Tarde

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) iniciou nesta quinta-feira (31) as tratativas para a realização da Festa de Santa Dulce em 2024. A iniciativa engloba investimentos no turismo religioso da capital baiana, com a oficialização do chamado Território Santo.

Pela proposta, a área vai da Basílica Conceição da Praia, no Comércio, passando pelo Santuário Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e entorno da Igreja dos Alagados, que está com obra de requalificação, e da Basílica do Bonfim.

Veja também:

Marcelo Nilo recebe Comenda Dois de Julho: "Jamais imaginei"

Zanin arquiva ação contra Bolsonaro por omissão na compra de vacina

Bruno Kings rasga elogios a Marcelo Nilo: "Líder político"

O gestor municipal ainda autorizou o início da requalificação da sala dos ex-votos do Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa, que faz parte do roteiro do turismo religioso de Salvador. “A gente vai preparar uma grande programação para o ano que vem, para podermos anunciar com máxima antecedência no Brasil e no mundo, mobilizando todos os agentes envolvidos. Agosto tem que ser o mês de Santa Dulce. Para isso, temos que ter a capacidade de fazer o que for necessário, inclusive, investindo recursos para potencializar essa festa”, disse Bruno Reis.

Impacto econômico

A Festa de Santa Dulce dos Pobres deste ano, que envolveu missas e shows, entre os dias 1.º e 13 de agosto, atraiu 80 mil pessoas. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Salvador.

“O balanço realmente foi muito positivo nessa primeira festa de Santa Dulce. Foi a primeira grande festa dedicada a ela após a canonização. Tivemos a revitalização da escultura de Bel Borba, a abertura do memorial provisório, galeria de Santa Dulce, que é a coisa mais linda, e também a Kombi, que agora passa a integrar a nossa instituição. Que venha 2024, com ainda mais turistas, mais bênçãos e notícias boas para a obra de Irmã Dulce”, ressaltou Maria Rita, superintendente da Osid.

Na área econômica, a Festa de Santa Dulce criou 512 postos de trabalho diretos e 1.732 indiretos, além de contar com 172 estabelecimentos comerciais envolvidos e 90 expositores na Quermesse Dulce dos Pobres e na Feira Expo Mulher. Na área social, foram promovidas 268 ações, sendo 48 missas, três procissões, uma carreata, uma motociata e uma bicicleata, além de visitação ao Memorial e Galeria Santa Dulce e oferecimento de 11 serviços à população em geral com 1.392 atendimentos realizados.

exclamção leia também