27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Sem folgas? - 25/11/2024, 16:30 - Da Redação

Temer afirma que o Brasil não está preparado para escala 4x3

Ex-presidente acha muito difícil que proposta seja aceita

Temer se mostrou contrário a escala 4x3
Temer se mostrou contrário a escala 4x3 |  Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (25), que o Brasil não está preparado para adotar a escala de trabalho 4x3.

“Eu acho que o Brasil ainda não está preparado para isso [escala 4×3]. Não há como. Eu me lembro uma vez, lá em 1997, 1998, quando fui presidente da Câmara pela primeira vez, houve um movimento dos sindicalistas para reduzir de 44 para 40 horas [semanais]. Aquilo rodou quase um ano, mas não deu certo. Até cheguei a propor que reduzisse em 42 horas, mas não foi possível”, declarou Temer.

O ex-presidente também argumentou que, caso essa escala fosse implementada, muitos trabalhadores poderiam buscar outros empregos durante os dias de folga.

Leia mais:

Fim da escala 6x1 divide opiniões nas ruas de Salvador; confira

Temer afirma que "discussão é válida" sobre o fim da escala 6x1

“Esta coisa de 4×3 não vai dar certo no Brasil. Acho que não é o melhor momento de se pensar nisso. Nem acho que os trabalhadores andam preocupados com isso. Até porque, se acontecer isso, a sensação que eu tenho é que, nos outros três dias, o trabalhador vai arrumar outro emprego”, opinou.

A declaração de Temer veio após a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para alterar o modelo de escala 6x1, no qual o empregado trabalha seis dias e folga um. A parlamentar propõe a substituição pelo modelo 4x3, com quatro dias de trabalho e três de folga. A proposta começará a tramitar no Congresso Nacional.

exclamção leia também