
O senador democrata Cory Booker iniciou, na noite da última segunda-feira (31), um discurso contra as "ações inconstitucionais" do presidente Donald Trump. Já na tarde de terça-feira (1º), ele ainda não havia terminado sua fala, que se tornou a quinta mais longa da história do Senado dos Estados Unidos.
Leia Também:
Em seu discurso, Booker criticou as políticas de Trump, principalmente os cortes de gastos que afetam programas governamentais e a acumulação de poder pelo presidente. O senador de Nova Jersey argumentou que essas ações estão colocando em risco a democracia americana e prejudicando a população, especialmente os mais pobres.
Cory, que foi pré-candidato à presidência em 2020, também questionou os republicanos sobre os cortes de US$ 800 bilhões no Medicaid, afirmando que isso beneficia apenas os mais ricos. “Este não é um momento partidário, é um momento moral”, disse o senador.
Embora seu discurso não tenha impedido votações no Senado, ele marca a primeira vez em que os democratas tomam uma ação simbólica contra o governo Trump, mostrando uma oposição mais firme que tem sido rara entre o partido.