
O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, em 2026, Ronaldo Caiado, criticou a proposta de federação entre o União Brasil e o PP, aprovada pela Executiva Nacional do PP, em março.
Para Caiado, a junção das duas legendas seria um "tiro no pé", pois ambas são grandes e consolidadas em diferentes estados. "Forçar essa federação agora não é algo simples. Cada estado tem uma realidade distinta, e vejo que a resistência a essa proposta está muito grande dentro do União Brasil", afirmou o governador.
Leia Também:
Caiado também destacou que o União Brasil ainda enfrenta dificuldades internas após a fusão do DEM com o PSL em 2022. "Até hoje não conseguimos superar alguns rachas regionais", completou, acrescentando que a discussão sobre a federação com o PP não deveria ser feita no momento.
Embora a federação não extinguisse os partidos, ela exigiria que atuassem de forma unificada em todo o país, inclusive nas chapas eleitorais de 2026. Caiado, que tem sua candidatura à presidência em análise por uma decisão de inelegibilidade, ressaltou que tanto o União Brasil quanto o PP estão sendo pressionados por diferentes lados políticos, incluindo o governo federal e os aliados de Bolsonaro.