24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Amigos? - 05/08/2025, 22:40 - Da Redação e Agência Brasil

Sem ressentimento: Lula diz que convidará Trump para a COP30

Evento sobre questões climáticas acontecerá em Belém

Lula quer saber o que Trump pensa sobre as questões climáticas
Lula quer saber o que Trump pensa sobre as questões climáticas |  Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Parece que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não guarda ressentimentos do mandatário dos Estados Unidos. Durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty, em Brasília, Lula afirmou que convidará Donald Trump para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém, no Pará.

Sem querer misturar os assuntos, Lula disse que não vai ligar para Trump para conversar sobre o tarifaço, já que o norte-americano já revelou não querer falar sobre esse assunto, mas o convite para o evento será feito. Ele deseja saber o que o presidente dos EUA pensa sobre as questões climáticas.

Leia Também:

“Eu não vou ligar para o Trump para conversar nada porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidar para a COP30 para saber o que ele pensa da questão climática”.

Tarifaço

Em 9 de julho, Donald Trump enviou uma carta para Lula afirmando que iria meter tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto. Porém, em 30 de julho, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva determinando a taxação, mas excluindo quase 700 produtos da lista, que entra em vigor nesta quarta (6).

exclamção leia também