
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um 'diretão' na caixa dos peitos do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nesta quinta-feira (4). O petista relembrou quando o ex-gestor se autodeclarou pardo na disputa das eleições de 2022.
Leia Também:
“Hoje tem gente branca querendo se passar por negra. O filho do Antônio Carlos Magalhães, na Bahia, durante a campanha, se autodenominou negro na expectativa de conquistar o voto da maioria do povo baiano, que é negro”, disparou Lula, durante agenda em Minas Gerais.
A alfinetada acontece logo após o União Brasil romper com o governo federal, na última terça-feira (2). Vale lembrar que ACM Neto foi um dos principais defensores da mudança de lado do partido.
O que rolou?
Em 2022, ACM Neto se autodeclarou pardo no registro de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação foi explorada à exaustão pelo então candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues (PT).
Nas redes sociais, Neto virou piada e ganhou até apelido: “ACM Negro”. O ex-prefeito foi acusado de afroconveniência por tentar se beneficiar eleitoralmente da declaração.