Presidente da Conder e ex-vereador de Salvador, Zé Trindade (PSB) começa a ser uma ideia forte defendida dentro do PT para disputar a prefeitura de Salvador City. O Portal MASSA! conversou em anonimato com alguns nomes do partido nos últimos dias.
Na quarta-feira (19), Trindade esteve em um encontro com membros do diretório municipal do PT, onde apresentou propostas e mostrou, segundo uma das fontes, afinidade com as bandeiras do partido. A mesma fonte confidenciou que Trindade já é aceito até por membros da ala mais ‘raiz’ da legenda, que teve resistência inicial a um nome que não fosse ‘orgânico’.
Leia mais
Zé Trindade destaca união do grupo em encontro com dirigentes do PT
“Candidatura não se faz sozinha”, diz Maria Marighella sobre 2024
O termo ‘orgânico’, por sinal, está quase sendo banido pelos mesmos petistas escutados, que negam qualquer problema em trazer uma pessoa de fora do partido para disputar a prefeitura, desde que tenha sintonia e abrace as ideias do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aposta é que a sigla tenha, por natureza, cerca de 25% de votos já garantidos na capital baiana no próximo ano, e que o restante será conquistado nas ruas e com a força do atual presida e do governador Jerônimo Rodrigues.
Outsider
Trindade também não é visto como outsider por integrantes do PT, como Denice Santiago foi tratada em 2020. Com uma vasta experiência na Câmara Municipal, o ‘cara’ da Conder deve ter maior facilidade para conquistar votos, confidencia um petista, que desconsidera o desempenho ‘fraco’ de Denice em 2020, classificado como um ‘evento atípico’, fruto de uma campanha marcada por restrições da pandemia do coronavírus.
A escolha do candidato do PT à prefeitura de Salvador City deve acontecer nos próximos meses, ainda em 2023. A estratégia é evitar apresentar o nome, seja quem for o escolhido, em cima da hora.