Em Salvador desde segunda-feira, onde participou de agenda com o presidente Lula, o ministro da casa civil, Rui Costa afirmou nesta terça-feira (2), durante o desfile cívico da Independência da Bahia, que a a taxa de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo.
A crítica reforça as últimas declarações do presidente Lula e impede um crescimento ainda maior da economia. Apesar disso, Rui lembrou que o país segue superando expectativas e comprovando um ciclo ascendente. Para o ministro, a taxa de juros de 10,5% ao ano não condiz com a real necessidade da economia.
“A questão que se coloca é se é necessário realmente o Brasil ter uma taxa como esta, que está entre as mais altas do mundo", indagou Rui, que lembrou a queda no desemprego e na inflação como fatores que demonstram o vigor da economia brasileira.
Leia mais
Bruno Kings comenta termômetro das ruas com a proximidade das eleições
Alice Portugal destaca a importância das eleições municipais para 2026
Lula desfila no 2 de Julho ao lado de Jero e aliados
Economista de formação, Rui destacou ainda que o Governo Federal tem feito investimentos para que o Brasil siga em crescimento. Ontem, ele integrou a comitiva do presidente Lula, em Feira de Santana (BA), para a inauguração da duplicação da BR-116, entre as cidades de Santa Bárbara e Feira de Santana, trecho de cerca de 34 km.
“Quando você trabalha, se dedica de forma séria e humilde, as coisas dão certo e é isso o que a gente tem feito. Estamos reduzindo o Custo Brasil com investimentos, como o que entregamos em Feira. Significa frete mais baixo”, comentou.
Ainda nesta terça, a comitiva do presidente desembarca em Recife, onde será feita a entrega de mais de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.