29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Hablou! - 05/11/2024, 18:41 - Cássio Moreira e Vinicius Portugal

"Quebrar o preconceito", dispara Jero sobre tema do Enem

Governador foi enfático ao ser questionado sobre os "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil"

Governador participou do evento de lançamento do Novembro Negro
Governador participou do evento de lançamento do Novembro Negro |  Foto: Cássio Moreira/ Ag. A Tarde

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, nesta terça-feira (5), sobre o tema da redação do Enem, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Segundo ele, essa pauta precisa ser debatida por diversos setores da sociedade, pois a conscientização contra o preconceito não atingirá o melhor resultado apenas através de um decreto.

Jero também avaliou que a conscientização da sociedade contra o preconceito religioso deve ser feita no cotidiano, não apenas nas escolas, mas através de filmes, novelas e jornais, por exemplo.

Leia mais:
"Bolsonarista tosco", dispara deputada para assassino de mestre Moa
Jerônimo culpa ACM Neto pela derrota de Flávio Matos em Camaçari

“O primeiro desafio nosso é quebrar o preconceito que existe contra a questão racial. Depois, precisamos, com isso, estimular para que nossas instituições, como as escolas, o Ministério Público, a Defensoria, o TJ, as Câmaras de vereadores, de deputados, de senadores, possam absorver e assumir essa responsabilidade. Isso é um desafio, porque está na nossa cultura”, afirmou o governador durante o evento de lançamento do Novembro Negro, que ele também destacou como um projeto importante de conscientização e valorização da cultura africana.

“É por isso que estamos também nas escolas, para que a escola possa debater esse tema sem violência. Imposição não adianta. Com decreto, a gente não resolve o tema do antirracismo. Porque, se fosse assim, o Lula teria feito, eu faria daqui, então resolvia. É um ato cultural, e a cultura a gente aprende em casa, aprende na escola, aprende no dia a dia, quando vê uma novela, um filme, uma programação de jornalismo”, complementou.

exclamção leia também