31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Para comemorar - 24/11/2022, 12:24 - Da Redação

PT organiza festa para posse de Lula com direito a shows

Já a cerimônia de entrega da faixa presidencial ainda não foi definida pelo partido

Lula teve mais de seis  milhões de votos na Bahia
Lula teve mais de seis milhões de votos na Bahia |  Foto: Ricardo Stuckert

O PT está organizando uma festa no dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro. O petista venceu a eleição 12 anos depois de ser eleito pela primeira vez ao cargo máximo do país. De acordo com informações de O Globo, apresentações musicais com diversos artistas terão início a partir do meio-dia na Esplanada dos Ministérios.

Ainda não há presenças confirmadas, mas durante a campanha, Lula recebeu apoio de cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Luisa Sonza, Chico César e Zélia Duncan, entre outros.

Mulher furta bolsa de cliente em restaurante 'chique' de Salvador

Policial dá soco em PF em durante abordagem em Salvador

Os shows só serão paralisados para que o público possa acompanhar, por meio de dois telões, a cerimônia institucional, que ocorre em três momentos. No Congresso, Lula toma a posse efetivamente do cargo. Depois, ele segue para o Palácio do Planalto, onde conteve a troca de faixa. Por fim, no Itamaraty, acontece a recepção e cumprimentos de chefes de Estado e delegações estrangeiras.

Como Bolsonaro já disse que não entrega a faixa presidencial a Lula, o PT ainda vai definir como essa cerimônia será feita.

Um das questões ainda discutidas é se as comemorações pela posse devem começar já no dia 31 de dezembro, pegando carona na festa de réveillon. Outro ponto em debate é sobre ornamentação. O PT estuda colocar bandeirolas com as cores do Brasil misturadas com o vermelho do partido.

Por outro lado, preocupa a equipe de Lula como receber milhares de pessoas que vão viajar a Brasilia para acompanhar a posse. Uma das medidas seria pedir passe livre de transporte público e o uso de áreas públicas ou escolas para campings.

“Estamos fazendo todo circuito de relações para começar o processo de posse. Nesse momento iniciamos contatos para a trabalhar em cima de programação das atividades. Queremos um clima de festa, celebração, estamos discutindo o formado das apresentações que terão presença grande de artistas. Até semana que vem deve definir formato”, disse Marcio Tavares, secretário nacional de cultura do PT.

exclamção leia também