O deputado pedetista baiano Leo Prates protocolou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/23, que tem como objetivo liberar uma linha de crédito para compra e financiamento de veículos elétricos produzidos em território nacional. A proposta surgiu após o anúncio da chegada da montadora chinesa BYD, no complexo industrial de Camaçari (BA).
O projeto autoriza a União Federal a criar, por intermédio de suas instituições financeiras e de fomento, uma linha de crédito especial com taxas de juros reduzidas e prazos diferenciados para a aquisição dos veículos. O valor do crédito para o financiamento será de até R$ 150 mil, por operação individual, com prazo para o financiamento do veículo, adaptado ou não, de até 72 meses.
“Nós vemos com bastante entusiasmo esse anúncio, já que perdemos a fábrica da Ford na cidade, pois irá gerar vários empregos e a população de Camaçari precisa deles. Não só a implantação da fábrica é importante, como sua permanência”, declarou Prates
A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) chega ao complexo industrial de Camaçari com 3 fábricas, que contam com investimentos de R$ 3 bilhões. Para Leo Prates, a proposta “tem como objetivo criar uma linha de crédito mais barata para as pessoas que visam adquirir veículo elétrico, facilitando assim que a população tenha melhor acesso à credito após a grave pandemia do que vivemos no planeta”.