O anúncio do local onde ficará o complexo de três fábricas da montadora chinesa BYD em Camaçari deve acontecer nos próximos dias. A informação foi confirmada por Alexandre Baldy, porta-voz de Stela Li e conselheiro da BYD no Brasil, nesta terça-feira (4), em coletiva de imprensa após o evento que marcou a oficialização da chegada da empresa ao município, no Farol da Barra, em Salvador.
“A BYD anuncia aqui hoje a primeira da implantação do complexo industrial tecnológico em Camaçari. As tratativas de onde será a implantação, dentro de alguns dias faremos, provavelmente em Camaçari. E aí, se dará de forma transparente onde serão os investimentos, para que nós, no último trimestre de 2024, consigamos produzir os primeiros automóveis a passeio elétricos e híbridos aqui no Brasil”, explicou.
Alexandre Baldy afirmou que o complexo será responsável pela fabricação de chassis de ônibus, carros de passeio e caminhões. A montadora trabalha com a produção de veículos elétricos e deve produzir 150 mil automóveis por ano. A BYD ainda vai atuar com o processamento de insumos para exportação.
Leia mais
Jero e BYD garantem três fábricas de veículos em Camaçari
O porta-voz também negou qualquer entrave com a Ford, que ocupou o complexo industrial na cidade, para ficar com o espaço. “O investimento que compreenderá o complexo tecnológico em Camaçari servirá para produzir chassis de ônibus elétricos, caminhões elétricos e carros de passeio, entre carros elétricos e híbridos. [...] Não existem entraves. O que existe são tratativas entre duas empresas privadas, de modo transparente. [...] Dentro de alguns dias esse anúncio será dado de forma muito transparente”, finalizou.