O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (4), a chegada de três fábricas da montadora de veículos chinesa BYD, que serão instaladas em Camaçari. O evento, que aconteceu no Farol da Barra, em Salvador, contou com a presença de representantes da empresa, como a vice-presidente global, Stella Li, e autoridades políticas, como o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil). Ao todo, a fabricante de carros elétricos fará um investimento de R$ 3 bilhões, com a geração de cerca de 5 mil empregos.
Serão três fábricas, que dividirão as tarefas de produção de carros de passeio, ônibus e caminhões. A previsão é que o primeiro carro fabricado seja entregue no segundo semestre de 2024, e pode contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o governador Jero. O local de instalação da fábrica ainda será anunciado nos próximos dias, com possibilidade de ocupação do espaço deixado pela Ford, como dito por Alexandre Baldy, porta-voz de Stella Li.
"A BYD se instala em um momento importante para o Brasil. A retomada com o presidente Lula de investimentos na área de inovação, tecnologia, educação profissional", começou Jerônimo.
"Recebemos com muita alegria essa capacidade investimento de uma empresa que vem ocupando destaques mundial de inovação tecnológica", completou governador.
Jerônimo ainda afirmou que a chegada da montadora, que é referência mundial em sustentabilidade, mostra que o Brasil entra em uma nova era, com prioridade na preservação ambiental, mas com inovação tecnológica. "Temos a possibilidade de mostrar ao mundo que o Brasil, junto com o presidente Lula, estão demarcando o espaço de uma nova era para inovação em tecnologia. [...] Estamos apresentando ao Brasil um modelo de sociedade. Nós queremos muito que o primeiro veículo produzido em Camaçari seja uma nova festa. A abertura dos cinco mil empregos, quando ela estiver no seu auge, vai trazer o conjunto de outras possibilidades", destacou.
O petista também anunciou a redução do IPVA para carros elétricos de até R$ 300 mil. "Estamos visualizando a esperança de um novo mundo ambientalmente sustentável. [...] Temos compromisso para pesquisa e produção de minério, compromisso para o estímulo à ciência. Os incentivos são de duas frentes: uma é para a indústria, para garantir o estímulo para que vocês possam produzir na Bahia e em Camaçari. Temos uma lei que vai até 2032 de redução do ICMS", indicou Jero.
Vice-presidente global da BYD, Stella Lee ressaltou que o objetivo da empresa é expandir a marca em todo o mercado da América Latina. "Crescer em toda a América Latina é o nosso objetivo", concluiu.