A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Lei 302/2023 que proíbe o uso de celular em sala de aula, na capital baiana. A votação foi realizada em sessão nesta terça-feira (17).
Leia também: Câmara de Salvador aprova lei que proíbe contratação de bandas que cantam 'baixarias'
Vereadores aprovam desapropriações de imóveis em Salvador
O autor do PL, o vereador André Fraga (PV), afirmou que o desempenho dos alunos vai melhorar com a medida.
“Estudos comprovam que a proibição de celulares está positivamente correlacionada ao aumento do desempenho acadêmico dos alunos. Ao minimizar distrações externas, a atenção dos estudantes é direcionada ao conteúdo educacional, resultando em um aproveitamento mais eficaz das aulas”, disse.
Ainda de acordo com o edil, o contato entre os alunos vai aumentar sem o uso de celulares nas salas de aula. “Essa interação social direta fomenta o desenvolvimento de habilidades essenciais, promovendo um ambiente educacional enriquecedor e estimulante”, destacou.
O texto segue para o prefeito Bruno Reis, que vai decidir pela aprovação ou não do projeto, que pode começar a valer já no ano letivo de 2025.
Lei em outras cidades
Em outras cidades, a proibição do uso de celular em sala de aula já se tornou lei, e os alunos são proibidos de levar os aparelhos nas escolas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal.