
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar que os ataques golpistas de 8 de janeiro foram arquitetados pela esquerda. Bolsonaro também classificou o ato como “vandalismo” e chamou os autores de “pobres coitados”.
Leia Também:
"Esse 8 de janeiro foi programado pela esquerda. Quando você tem imagens do pessoal quebrando lá dentro, não foi quando entrou a turma que começou a quebrar, não. Quebrando sozinho, o cara quebrando o vidro sozinho. Derrubando o quadro sozinho. Você tem essas imagens [...] Só tinha imagens de um magrinho derrubando o relógio [...] Foram 33 alertas da Abin para o GSI. Por isso que, no meu entender, era algo programado. Só pode ter sido pela esquerda", declarou Bolsonaro em entrevista ao jornalista Léo Dias.
Ainda segundo Bolsonaro, as pessoas que participaram do ato de 8 de janeiro não tinham condições de dar um golpe de Estado. O ex-presidente se defendeu, afirmando que estava nos Estados Unidos após sua derrota nas eleições de 2022.
"Vai dar golpe em um prédio? Sem nada, sem presidente, sem arma? Você acha que vai preparar um golpe com 1.500 pessoas e isso não vaza?", questionou.
Vale ressaltar que Bolsonaro e mais 33 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de golpe de Estado. A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, que inclui o ministro Alexandre de Moraes.