30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Retorno da corrupção? - 11/10/2024, 18:22 - Da Redação

‘Presida’ do PT critica volta de doações de empresas para campanhas

Alguns parlamentares são favoráveis ao retorno desse tipo de financiamento da campanha

Gleisi teme o retorno do famoso Caixa 2
Gleisi teme o retorno do famoso Caixa 2 |  Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou nesta sexta-feira (11) a intenção de alguns parlamentares em retomar as doações de empresas para campanhas. Segundo a deputada federal, a proposta é um "retrocesso" e pode representar um facilitador para a corrupção durante o processo eleitoral.

“Trazer de volta as doações de empresas para campanhas eleitorais seria um grave retrocesso. Caixa 2 e compra de votos são crimes que devem ser enfrentados e punidos com rigor. Simples assim. O financiamento público é um avanço democrático contra a influência do poder econômico na política”, afirmou a deputada em uma postagem no BlueSky.

Leia mais:
Jerônimo anuncia expansão de voos em três cidades baianas

Rui Costa revela que Lula vai 'brotar' em Camaçari para apoiar Caetano

Os deputados que apoiam o retorno das doações de empresas argumentam que o Fundo Eleitoral (dinheiro público) não foi bem aceito pela população e que não tem sido eficaz no combate ao Caixa 2.

Vale lembrar que esse tipo de doação para campanhas foi proibido no país em 2015, durante a Operação Lava Jato. As investigações indicavam que empresários doavam dinheiro para partidos ou candidatos com a intenção de se beneficiar com contratos públicos.

exclamção leia também