
Empresários, autoridades políticas, lideranças e representantes da sociedade civil de Feira de Santana desembarcaram, nesta terça-feira (16), na capital federal para a Missão Brasília 2025, que integra a programação de aniversário de 192 anos de emancipação política do município, celebrado em 18 de setembro. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana e articulada pelo deputado federal Zé Neto (PT).
Leia Também:
A missão tem como principal objetivo apresentar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional demandas do município e buscar recursos que ultrapassam R$ 1 bilhão para execução de melhorias para a cidade. Haverá sessões solenes e reuniões com ministérios. O prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), e o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), estarão presentes.
Dentre as solicitações, como explica Luiz Mercês, vice-presidente da CDL Feira e idealizador da Missão Brasília, estão a consolidação do Hospital do Câncer, modernização do Aeroporto de Feira de Santana, a consolidação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)em Feira, dentre outras pautas.
“Vamos lutar por transformar a Bahia em um hub ferroviário, tendo Feira como entroncamento, conectando a Fiol, Salvador e o trem que liga Barreiras; vamos cobrar a modernização do aeroporto, que precisa receber voos regulares”, disse, acrescentando que também está na pauta da comitiva uma reunião com a Receita Federal para tratar da ampliação do Simples Nacional e discutir a proposta de criação do ‘Simplão’, que unifica CPF e CNPJ.
O vereador Jorge Oliveira (PRD) destacou a expectativa de retornar para a cidade com importantes anúncios para a população feirense. “A expectativa é que possamos fazer jus ao que propusemos lá em Feira, buscar recursos, divisas para fazer uma Feira de Santana totalmente melhor. Que possamos trazer para Feira de Santana o que ela realmente merece”, afirmou.

A programação da Missão Brasília terá início nesta quarta-feira (17), às 9h, com uma sessão solene em homenagem aos 192 anos de Feira de Santana, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. Às 14h, está prevista a Sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, que será conduzida pelo presidente do legislativo feirense, vereador Marcos Lima (União Brasil). no Plenário 01/02 da Câmara dos Deputados. À noite, haverá o coquetel de confraternização na Casa Parlamento.
“Aqui temos um grupo de vereadores que vai em busca de obras como a conclusão do Anel de Contorno, a modernização do aeroporto e a instalação de uma faculdade federal em Feira de Santana. A cidade está completando 192 anos e precisa crescer. Para isso, temos que nos unir em busca de soluções e melhorias para a nossa cidade”, afirmou Marcos Lima.
A programação em Brasília segue na manhã de quinta-feira (18) com visita institucional ao Palácio do Planalto, e, em seguida, a partir das 11h, reuniões com ministros e bancadas de deputados e senadores nos Plenários 01 e 02 da Câmara Federal.
Programação na cidade
O aniversário de Feira de Santana será comemorado com uma programação variada, na quinta-feira (18). Às 7h30min, os festejos serão iniciados com a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana. Em seguida, às 9h30, o prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), acompanhado de secretários municipais, autoridades e convidados, visita o Casarão dos Olhos d'Água, considerado o primeiro imóvel da cidade, onde residiram os fundadores de Feira, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa.
Às 15h, a Câmara Municipal promove sessão especial alusiva ao aniversário de emancipação. A programação será encerrada com a tradicional cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito, no Cajueiro Convenções, uma homenagem às personalidades que contribuíram, com suas ações, para o desenvolvimento da Feira de Santana.
Conforme decreto municipal, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Já o comércio e empresas funcionarão normalmente na data festiva.