Uma fala polêmica do presidente Lula (PT) está viralizando nas redes sociais. Em discurso feito em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (11), onde participou da entrega de 113 novos ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, o presidente afirmou que "pobre não é problema, é solução".
Leia também:
‘Presida’ do PT critica volta de doações de empresas para campanhas
Rui Costa revela que Lula vai 'brotar' em Camaçari para apoiar Caetano
Em seu discurso, Lula defendeu a igualdade de condições aos mais pobres, ressaltando a importância da educação. “É preciso acabar com essa mania de achar que a gente gosta de ser pobre, de achar que a gente gosta de comer carne de segunda, de achar que a gente gosta de ir no fim da feira para comprar as coisas já amassadas, de achar que a gente gosta de andar a pé”, disse.
O chefe do Executivo seguiu, fazendo um comparativo da desigualdade entre filhos de pobres e ricos. “A gente quer viver bem agora. A gente quer comer agora, quer estudar agora, quer trabalhar agora, quer ser respeitado agora. Por que os filhos de alguns podem trabalhar com motorista dirigindo e os filhos do pobre têm que ir a pé até 17km, 18km?”, questionou.
Ninguém gosta de ser pobre, ganhar pouco e morar mal. Nós queremos viver bem, nos vestir bem e ganhar bem. Queremos que nossos filhos vivam em harmonia, sem medo de uma bala perdida e livres da violência. Nestes um ano e dez meses, estamos reconstruindo as políticas públicas que…
— Lula (@LulaOficial) October 11, 2024
Lula concluiu o discurso, reforçando a importância da distribuição de renda. “O que nós estamos provando nesse país é que o pobre não é problema, o pobre é solução. Basta que a gente dê para ele a oportunidade”, finalizou o presidente.