32º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Pressão subindo - 09/01/2023, 08:14 - Everton Santos

Parlamentares americanos exigem saída de Bolsonaro dos EUA

Pedidos ocorrem após invasões em Brasília

Pelo menos cinco congressistas americanos pediram a extradição de Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos. Para os políticos, o ex-chefe do Executivo no Brasil é um dos responsáveis pelos ataques terroristas que ocorreram em Brasília neste domingo (8).

Bolsonaro está em Orlando, na Flórida, desde o dia 31 de dezembro, véspera de deixar o governo. No Twitter, ele disse que invasões e depredações são diferentes de manifestações pacíficas e "fogem à regra".

Um pedido de extradição de um brasileiro no exterior pode ser feito pelo Ministério Público, que instaura o procedimento para ser analisado junto ao Poder Executivo e às autoridades estrangeiras.

Joaquin Castro, deputado democrata pelo Texas, afirmou que "terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia".

"Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes", afirmou.

Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata por Nova York, afirmou que "os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida".

"Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula", escreveu.

Ilhan Omar, deputada por Minnesota, também pediu a saída de Bolsonaro. "As democracias de todo o mundo devem permanecer unidas para condenar este ataque à democracia. Bolsonaro não deveria se refugiar na Flórida", disse.

Anna Eskamani, deputada democrata pela Flórida, questionou o governador de seu estado. "Ron de Santis, por que você está dando refúgio para Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem capitólios?"

exclamção leia também