25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Passando a limpo - 30/06/2023, 20:28 - Da Redação

Operação Combustível Legal da CODECON tem primeira etapa concluída

Durante a operação, os agentes do órgão registraram 21 infrações

Durante a fiscalização em 27 postos de combustíveis selecionados com base em denúncias
Durante a fiscalização em 27 postos de combustíveis selecionados com base em denúncias |  Foto: Divulgação

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), participou da Operação Combustível Legal, realizada em conjunto com outros órgãos reguladores, tais como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ministério Público da Bahia. A ação foi realizada em diversos postos de combustíveis da capital baiana, no período de 26 a 29 de junho.

Durante a operação, os agentes da CODECON registraram 21 infrações, resultando em 7 notificações e 5 autos de infração emitidos devido à divergência de preços em relação à tabela oficial de combustíveis e à comercialização de produtos fora do prazo de validade.

Leia mais: 2 de Julho: Maria Marighella compõe grupo do Ministério da Cultura

Confira: Bolsonaro 'pinta' sem camisa no Insta após decisão do TSE

Veja também: Deputado Valmir vê dificuldade na relação do Planalto com a Câmara

O Diretor-geral da CODECON, Zilton Netto, ressaltou a importância da vigilância por parte dos consumidores ao abastecerem seus veículos. “Sempre orientamos os consumidores a verificarem a validade dos produtos que consomem e a conferirem as informações presentes no rótulo.

No entanto, é comum que as pessoas se esqueçam de realizar essa verificação em itens de uso geral, como óleos lubrificantes e aditivos veiculares. Essa regra é aplicável a todos os produtos e não deve ser negligenciada”, destacou Netto.

A operação conjunta “Combustível Legal” uniu os esforços da CODECON, ANP, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), Polícia Civil e Ministério Público da Bahia.

Durante a fiscalização em 27 postos de combustíveis selecionados com base em denúncias, a CODECON registrou 21 infrações relacionadas à higiene inadequada, falta de informações de preço, produtos vencidos e divergências de preços nas tabelas de combustíveis. O Corpo de Bombeiros também notificou dois postos devido aos Autos de Vistoria (AVCB) vencidos.

Para relatar possíveis irregularidades, os cidadãos podem acionar a CODECON através dos canais oficiais, como o aplicativo CODECON Mobile, o site e a Central Disque Salvador 156.

exclamção leia também