
Um dos grandes problemas apontados pela população baiana, a fila de regulação é vista como desafio do novo governo, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT). Em conversa com a imprensa nesta terça-feira (3), pouco depois de tomar posse, a nova secretária de Saúde, Roberta Santana, detalhou as possíveis ações que irá tomar à frente da pasta para a questão.
"A gente tem falado do desafio da regulação. Estamos trabalhando em um conjunto de ações de fortalecimento da atenção básica e de regionalização junto aos municípios para que a gente facilite o acesso da população aos primeiros serviços de saúde. Isso evita que a gente leve o paciente para alta complexidade, o que trava a regulação. Com tudo isso, a gente visa diminuir o tempo de espera e reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas unidades", disse Roberta Santana.
Leia mais:
Jerônimo empossa secretários e reforça combate à fome
Jerônimo garante que policiais militares terão câmeras nas fardas
Geraldo Jr. volta a falar sobre possibilidade de disputar Prefeitura
Jerônimo Rodrigues quer Geraldo Jr. e secretários participativos
A fila da regulação não é o único problema para ser administrado pela nova secretária. "Nós temos vários desafios à frente da Sáude. Temos o fortalecimento da atenção básica junto aos municípios, a redefinição de protocolos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além de grandes empreendimentos que vamos fazer dentro do programa de governo, como mais uma Policlínica na região de Feira de Santana", falou.
Roberta Santana ainda elogiou a gestão da saúde no governo Rui Costa, principalmente pela construção de hospitais. Para ela, o ojbjetivo é agora é aumentar o acesso da população aos serviços. "Foi feito muito pela saúde (na gestão anterior), inúmeras redes, hospitais construídos e o que vamos fazer agora é o aprimoramento para que a gente aumente o acesso das pessoas aos serviços de saúde", disse.
A secretária ainda convocou os baianos para atualizarem a sua vacinação contra a Covid-19, em meio a estimativa de 6 milhões de pessoas com atrasos nas doses.