32º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Deu ruim! - 19/04/2023, 19:58 - Da Redação

Nikolas Ferreira é condenado por transfobia contra deputada

Duda Salabert (PDT) foi alvo do bolsonarista em entrevista

Deputado bolsonarista vai ter que pagar indenização para deputada
Deputado bolsonarista vai ter que pagar indenização para deputada |  Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi condenado por transfobia, nesta quarta-feira (19), após processo movido pela também deputada Duda Salabert (PDT), uma mulher transgênero. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ordenou que o bolsonarista pague R$ 80 mil de indenização.

Em 2020, Nikolas se referiu a Duda como um homem durante entrevista, e disse que não a trataria como mulher.

"Eu ainda irei chamá-la de 'ele'. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", disparou o então vereador eleito de Belo Horizonte.

Leia mais

Governo Lula jogará Nikolas Ferreira aos lobos

Na decisão, o TJ frisa que pessoas transgênero podem se apresentar à sociedade da forma que se enxergam, e que devem ser tratadas com respeito. "Assim, se as pessoas transgênero têm direito de se apresentar à sociedade da forma como se enxergam, logo, também têm direito de ser tratadas e respeitadas por terceiros de acordo com sua identidade de gênero. A negativa de reconhecimento da identidade de gênero configura, portanto, ato ilícito passível de responsabilização por dano moral", diz trecho da sentença.

Recentemente, Nikolas se envolveu em outra polêmica transfóbica. Em 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o parlamentar usou peruca para discursar contra as mulheres trans na Câmara dos Deputados.

exclamção leia também