23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Olho por olho! - 14/07/2025, 20:47 - Da Redação

Na mesma moeda: Lula assina Lei da Reciprocidade após tarifaço dos EUA

Ação foi motivada por sobretaxa de Trump sobre exportações

Presidente Lula pretende pagar na mesma moeda que Trump
Presidente Lula pretende pagar na mesma moeda que Trump |  Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (14), a Lei da Reciprocidade. A ação é uma resposta à sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.

Leia Também:

A nova legislação permite que o Brasil aplique tarifas em países que adotem medidas que prejudiquem a economia nacional. Após a assinatura, a medida deve ser publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (15).

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a iniciativa não se restringe aos Estados Unidos, mas se aplica a qualquer país que venha a adotar ações lesivas contra o Brasil.

“A denominação 'reciprocidade' pode responder de um formato também rápido, se outro país fizer medidas semelhantes a essa que foi anunciada pelos Estados Unidos", afirmou o ministro.

A sobretaxa anunciada por Trump, na última quarta-feira (9), deve entrar em vigor no início de agosto. A medida é vista como uma forma de pressionar a aprovação do projeto de lei da Anistia no Congresso, e também como uma tentativa de aliviar a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado.

exclamção leia também