28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Xiiiii! - 08/01/2025, 15:07 - Da Redação

MP convoca audiência para debater suposto racismo religioso de Claudia Leitte

Órgão instaura inquérito para apurar possível ato de racismo religioso cometido pela cantora

Claudia Leitte terá 15 dias para se manifestar
Claudia Leitte terá 15 dias para se manifestar |  Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) convocou uma audiência pública para o próximo dia 27, às 14h, no auditório da sede do órgão, no bairro de Nazaré, em Salvador, para discutir o caso envolvendo a cantora baiana Claudia Leitte. A cantora gerou polêmica ao retirar o nome de um orixá, da letra da canção 'Caranguejo' e a discussão sobre o tema segue a todo vapor.

Leia também:
Daniela Mercury discursa sobre religiões de matriz africana em show
Secretário detona Claudia Leitte e recebe apoio de Ivete Sangalo
“Assunto muito sério”, declara Claudia Leitte sobre críticas e acusação de racismo

O órgão instaurou um inquérito para apurar um possível ato de racismo religioso cometido por Claudia. A artista terá 15 dias para se manifestar sobre o caso, e justificar a troca da letra da canção.

A portaria, assinada pela promotora Lívia Sant'Anna Vaz, destaca também que, se necessário, os compositores da música envolvida na polêmica, serão ouvidos pelo MP.

Relembre polêmica

Claudia Leitte voltou a se envolver em polêmica, após trocar a letra da canção 'Caranguejo'. Em seus shows, a cantora passou mudar o trecho em que faz saudação a Iemanjá, por 'Yeshua', que significa Jesus em hebraico.

A situação ficou ainda mais evidente durante o primeiro show de ensaio de verão da artista no Candyall Guetho Square, também em Salvador. Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra a troca de letra feita pela artista. O caso rapidamente foi comentado por internautas, que sugeriram que Claudia tenha praticado intolerância religiosa.

Em coletiva de imprensa cedida no último dia 29 de dezembro no Festival Virada Salvador, a cantora se pronunciou sobre o caso. De acordo com ela, as acusações são graves, e racismo é uma pauta para ser discutida com seriedade. "Racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial", despistou Claudinha.

exclamção leia também