27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Tá na área - 06/09/2024, 16:40 - Anderson Ramos e Vinicius Portugal

Ministro da previdência 'brota' na Bahia com agenda lotada

Carlos Lupi comentou sobre as eleições municipais e a presidência da Câmara

O ministro Carlos Lupi desembarcou na Bahia nesta quinta-feira
O ministro Carlos Lupi desembarcou na Bahia nesta quinta-feira |  Foto: Anderson Ramos/ Ag. A Tarde

O ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, 'brotou' na Bahia na quinta-feira (5). Já nesta sexta-feira (6), ele assinou o acordo de cooperação técnica para atendimento integrado entre o INSS e o governo da Bahia.

Lupi também cumprirá agenda em Irecê, onde tentará resolver o racha interno no partido. O deputado federal Léo Prates apoia o candidato Murilo Franca, enquanto o PDT tem a candidatura própria do vereador Figueiredo.

Imagem ilustrativa da imagem Ministro da previdência 'brota' na Bahia com agenda lotada
Foto: Anderson Ramos/ Ag. A Tarde

Carlos não comentou sobre Irecê, mas sim, se o apoio a Elmar Nascimento (União) para a presidência da Câmara dos Deputados permanecia firme e forte. Segundo o ministro, ele continuará seguindo seu compromisso, mesmo que o baiano tenha perdido o favoritismo para o jovem parlamentar Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Temos um compromisso feito com ele. Não voltamos atrás de compromisso. Vamos ver como se desenha esse futuro”, afirmou em entrevista ao Grupo A TARDE, também alertando que tudo na política é muito cíclico.

Leia mais:
Favorito para presidência da Câmara usou emendas para ajudar o pai
Lula deve demitir ministro acusado de assédio sexual

“A política, eu estou nisso há algum tempo, é muito mutável. Cada dia é um tempo diferente. Ontem aconteceu um fato novo, a entrada do Hugo como candidato, mas nem Elmar se retirou, nem Antônio [Brito]. Isso ainda vai ser um processo de evolução, porque a decisão só será tomada no ano que vem e muita água vai rolar. Temos que esperar, ter paciência, e qualquer decisão será tomada reunindo a bancada com o executivo e ouvindo todas as partes”, completou.

Carlos Lupi também revelou que a decisão final deve ser anunciada na primeira ou segunda quinzena de outubro.

Eleições em Jogo:

Lupi comentou sobre a possibilidade de ruptura da aliança do partido com o União Brasil. Vale lembrar que houve desentendimentos entre as siglas, como em Lauro de Freitas, onde Débora Regis, do PDT, foi 'aliciada' por ACM Neto para o União.

De acordo com o ministro, os apoios do PDT são diversos, e o foco está nas eleições municipais antes de discutir 2026. “Primeiro, a aliança é muito localizada. A eleição municipal tem uma característica da realidade de cada município. Temos muitos municípios aliados com o PT, outros com o União Brasil, e outros com o PSD. Em Salvador, estamos com o União Brasil, apoiamos o Bruno [Reis] e temos a vice [Ana Paula]. O que nos pauta é essa característica”, iniciou Lupi.

“A população quer saber como estão as escolas, a limpeza das ruas, a iluminação e os hospitais. Acredito que estamos bem aqui. O Bruno tem sido um excelente prefeito, na minha opinião. No futuro, sobre o governo do Estado, ainda tem muita coisa para acontecer. Primeiro, vamos vencer por etapas, resolver a eleição agora e fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores antes de discutir o que será em 2026”, concluiu o ministro.

Já o presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, afirmou ao Grupo A TARDE que existe a chance de o PDT retornar à base governista em 2026.

“O PDT é um partido independente, ou tenta ser independente. A volta ou não ao governo em 2026 é outro episódio. Se tivermos um candidato a governador ou a senador, nós vamos lançar. Podemos fazer acordos com o PT ou com o União Brasil, ou com ambos. Somos independentes, não devemos nada a ninguém, e nada está descartado”, disparou Félix.

exclamção leia também