30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Memórias e saudades - 13/12/2023, 14:41 - Dara Medeiros

Luto! Políticos baianos falam sobre a perda de Luiz Alberto

Ex-deputado federal morreu nesta quarta (13), após ter um infarto fuminante

Políticos lamentaram a morte de Luiz Alberto
Políticos lamentaram a morte de Luiz Alberto |  Foto: Reprodução/TV Câmara

A morte do ex-deputado federal e um dos maiores líderes do movimento negro do Brasil, Luiz Alberto, entristeceu a política baiana nesta quarta-feira (13). Esta perda foi lamentada por diversos deputados, vereadores e até pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que declarou luto de 3 dias em todo o estado.

A comoção foi generalizada nas redes sociais, mas a despedida oficial acontecerá no velório, ainda hoje, e sepultamento do ativista, que acontecerá na tarde de quinta-feira (14).

Confira algumas das homenagens a Luiz Alberto:

“Meu pesar e minha dor. A humanidade perdeu um espetacular ser humano. Discípulo de Zumbi, Luiz Alberto nunca dormia no combate ao racismo estrutural da sociedade brasileira, sua principal causa, apaixonada e destemida. É impossível falar da luta pela igualdade racial no Brasil contemporâneo, sem exaltar o ativismo, a elaboração teórica e o legado militante de Luiz Alberto”, declarou o deputado estadual Robinson Almeida.

“A Bahia e o Brasil perderam um grande quadro do enfrentamento ao racismo com a morte do ex-deputado federal Luiz Alberto, vítima de infarto. Líder do Movimento Negro, ele foi protagonista de muitas lutas e um parlamentar atuante”, escreveu a deputada federal Lídice da Mata (PSB).

Imagem ilustrativa da imagem Luto! Políticos baianos falam sobre a perda de Luiz Alberto
Foto: Reprodução/SJDH

“Hoje é um dia de profunda tristeza para toda a família petista da Bahia e do Brasil. Perda enorme. Luiz é um gigante. Assim como é gigante sua luta, sua generosidade, sua história”, lamentou Éden Valadares, presidente do PT-Bahia.

“Confesso que escrevo essas palavras a vocês sem ainda acreditar nesta triste e dolorosa notícia. Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”, disse Felipe Freitas, secretário da Justiça e Direitos humanos do Governo da Bahia.

“Ainda não consigo acreditar. Luiz Alberto não foi, ele é e sempre será sinônimo de luta, força e generosidade. Sua história permanecerá viva em todos e todas nós, nessa e nas próximas gerações. Sempre presente!”, desabafou o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico Ângelo Almeida (PSB).

Leia também:

Corpo do ex-deputado Luiz Alberto será velado no Palácio da Aclamação

Morre ex-deputado federal Luiz Alberto após infarto

Jero lamenta a morte do ex-deputado Luiz Alberto e declara luto na BA


exclamção leia também