29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Virou estrela! - 13/12/2023, 11:41 - Dara Medeiros

Morre ex-deputado federal Luiz Alberto após infarto

Petista foi um dos maiores líderes do movimento negro do Brasil

O ex-deputado Luiz Alberto faleceu aos 70 anos
O ex-deputado Luiz Alberto faleceu aos 70 anos |  Foto: Divulgação/PT Bahia

Grande nome do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, o ex-deputado federal Luiz Alberto morreu após sofrer um infarto na manhã desta quarta-feira (13), aos 70 anos, na cidade de Lauro de Freitas. A informação foi confirmada pelo PT-Bahia, a quem ele era filiado.

Nascido em Maragogipe, no Recôncavo, sua trajetória política foi marcada por reeleições e ativismo social. Ele exerceu quatro mandatos como deputado, sendo o primeiro de 1997 a 1999 e os outros consecutivamente, entre 2003 e 2015. Atualmente, Luiz Alberto atuava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

Ele também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia no período de fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008, e fez parte da equipe de transição do terceiro governo Lula.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do líder do movimento negro, mas políticos de toda a Bahia lamentam o falecimento do ex-deputado.

Confira um trecho do comunicado oficial do PT-Bahia:

O Partido dos Trabalhadores da Bahia recebeu com grande tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto. Petroleiro, liderança nacional do Movimento Negro e assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Alberto faleceu nesta quarta-feira, 13, vítima de um infarto.

O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

exclamção leia também