O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (16) com ministros e autoridades ambientais para discutir o aumento no número de queimadas no Brasil. A reunião foi marcada no domingo (15), após o incêndio no Parque Nacional de Brasília.
O encontro, que teve início por volta das 9h30, deve trazer novas medidas de combate às queimadas no país. O número de focos de incêndio no Brasil neste ano já ultrapassou 180 mil casos, representando um aumento de 108% em comparação a 2023.
De acordo com o blog da Camila Bonfim no G1, ministros chegaram a mencionar a possibilidade de incêndios criminosos, que facilitam a propagação do fogo e dificultam o combate às chamas.
Leia mais:
Bolsonaro culpa Lula por incêndios no Brasil: "Capeta"
Incêndio em município do oeste da Bahia já dura quase um mês
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). Os líderes do governo na Câmara, José Guimarães, e no Senado, Jaques Wagner, também participaram do debate.