Equipes de combate a incêndios completaram, nesta terça-feira (10), 26 dias tentando conter o fogo que devasta a Serra do Cipó, localizada no município de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia.
Leia mais:
Sites do governo federal saem do ar e caso é investigado
Vídeo: incêndio atinge hotel e imóveis em Morro de São Paulo
Até o momento, mais de 6.000 hectares já foram destruídos pelas chamas na região, de acordo com informações da TV Oeste, afiliada da TV Bahia. A área afetada equivale a aproximadamente 6 mil campos de futebol. O 17º Corpo de Bombeiros (Barreiras) tem enfrentado dificuldades para controlar o incêndio, uma vez que o fogo está se reacendendo.
O incêndio também atinge outras cidades da região, como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis e Santa Rita de Cássia. A região enfrenta um período de cinco meses sem chuvas significativas, e a água esperada para ajudar no combate ao fogo só deve chegar em outubro.
Segundo o Programa Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mais de 5.200 focos de incêndio foram registrados no Brasil nesta terça-feira (10). Só na Bahia, foram contabilizados mais de 750 focos de queimadas nos primeiros dez dias de setembro.