O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta quinta-feira (31), no Palácio do Planalto, com seus possíveis adversários presidenciais em 2026: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União). A reunião tem como finalidade tratar da PEC de segurança pública.
O encontro entre os políticos ocorre quatro dias após o segundo turno das eleições, onde os governadores saíram vitoriosos na disputa das capitais de seus estados.
Lula convidou todos os governadores para participar da reunião; porém, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, recusaram o convite por discordarem da PEC.
Leia mais:
Lula realiza avaliação médica e segue sem poder viajar
Homem que apoiou campanha do prefeito de SAJ vence licitação
A PEC, de autoria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prevê que a União terá o poder de decidir as diretrizes para o combate à criminalidade e para o sistema penitenciário do Brasil, obrigando os estados a segui-las.
O texto também propõe a mudança da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para Polícia Ostensiva Federal, que deixaria de atuar apenas em rodovias, expandindo seu raio de ação para portos, aeroportos, terras indígenas, fronteiras, entre outros.