28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS - 17/10/2022, 19:04 - Tabitha Gomes- Atualizado em 17/10/2022, 21:27

Lula lidera com 50% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 43%

A Nova pesquisa do IPEC foi divulgada nesta segunda-feira (17)

Candidato Lula/Candidato Bolsonaro
Candidato Lula/Candidato Bolsonaro |  Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert/ Agência Brasil/ Fábio Rodrigues Pozzebom

Pesquisa divulgada pelo IPEC nesta segunda-feira (17), destaca o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o líder da corrida presidencial no 2° turno, com 50% das intenções de voto. Já seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com sete pontos a menos que seu oponente, com 43%.

Ainda de acordo com os dados coletados, outros 5% dos entrevistados afirmaram ao instituto que votariam em branco ou nulo, e 2% afirmaram que não sabem ou optaram por não responder.

Segundo o cenário feito com base nos dados da pesquisa, se a eleição presidencial ocorresse hoje, Bolsonaro teria conquistado 46% dos votos válidos, e Lula a marca de 54%, Tornando o candidato do PT oficialmente eleito neste segundo turno.

O Instituto ouviu cerca 3.008 pessoas em 184 municípios brasileiros, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Liderando nas pesquisas

Outra pesquisa que aponta o favoritismo de Lula é a da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que divulgou nesta segunda-feira sua primeira pesquisa de intenção de votos para a presidência da República no segundo turno, feita pelo instituto MDA. De acordo com o levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53,5% dos votos válidos (quando se excluem nulos, brancos e indecisos), e Jair Bolsonaro (PL) tem 46,5%.

exclamção leia também