
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou, nesta sexta-feira (11), o apelo feito por Eduardo Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para evitar que seu pai, Jair Bolsonaro, seja preso. Durante discurso em um evento na cidade de Linhares, no Espírito Santo, Lula também voltou a acusar o ex-mandatário do Brasil de ter articulado uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Leia Também:
“Aquela coisa covarde [Jair Bolsonaro], que preparou um golpe nesse país, mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça. ‘Ô, Trump, pelo amor de Deus, Trump, solta o meu pai. Não deixa o meu pai ser preso'”, declarou Lula, em tom de deboche.
Eduardo Bolsonaro é apontado como o responsável por articular a carta enviada por Trump ao governo brasileiro. No texto, o presidente norte-americano anuncia a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos. Trump também cita o julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe como um dos argumentos para a medida.
Lula promete jogo duro
Apesar da ameaça de retaliação comercial, Lula afirmou que o Brasil responderá a medida na mesma moeda. Caso a sobretaxa realmente entre em vigor, o país também irá taxar em 50% os produtos norte-americanos.
O presidente reforçou ainda que a pressão internacional não irá interferir no funcionamento da Justiça brasileira. Ele destacou que a medida não servirá como instrumento para acelerar a aprovação, no ‘supetão’, do projeto de lei da Anistia, atualmente em debate na Câmara dos Deputados.