
O aumento do número de deputados tem dado o que falar não apenas entre os políticos, mas também entre a população. A proposta, que tem como objetivo fazer com que a Câmara saia de 513 para 531 parlamentares já nas próximas eleições, deve ser vetada pelo presidente Lula nos próximos dias.
Entretanto, o assunto está longe de ser encerrado, já que os deputados estão firmes e decididos em avançar com o projeto.
Para esquentar ainda mais o assunto em Salvador, o Portal Massa! foi às ruas para saber a opinião dos soteropolitanos. O tema é polêmico e, apesar de a maioria discordar da proposta, há quem concorde com os parlamentares.
Chega de políticos...
Assim como o presidente Lula, a maioria das pessoas acha desnecessário aumentar a quantidade de políticos e acredita que o dinheiro que iria bancar mais cadeiras deveria ser investido em outras áreas.
O segurança Jorge Luciano afirmou aumentar a quantidade de parlamentares não vai resolver a situação e criticou o ‘sumiço’ dos políticos quando o povo precisa.
Nas horas que a gente mais precisa deles, para resolver a situação da cidade, eles somem
Luciano Jorge
“Acho um absurdo, né, porque nós já temos tantos, deputados, e nossa cidade continua a ter um caos. Nas horas que a gente mais precisa deles, para resolver a situação da cidade, eles somem. Seria bom se diminuísse e não aumentasse porque a gente paga tantos impostos e só fazem criar leis para favorecer a eles mesmos”, disse em entrevista ao Massa!

Quem também discorda do pensamento da classe política é o aposentado Emídio Pinto. Para ele, a proposta é uma contradição.
“Eu sou contra porque o absurdo deles é grande. Vai aumentar o número para quem reclama que está sem dinheiro, não tem dinheiro para pagar deputados? Você vê que a população está aí, cada vez mais pobre, e eles cada vez mais ricos”, disparou.
Lado bom
Nem só de pessimismo vive a galera de Salvador. O jovem Alisson Messias, por exemplo, tem fé de que coisas boas podem sair desse projeto.

“Sou a favor. Porque eu acho que também pode ajudar também, talvez o país possa ficar melhorando um pouco. Eu acho que eu acho que isso pode resultar na melhora também da educação, da saúde, na geração de emprego”, explicou o atendente.
Mais gastos
A Câmara dos Deputados irá gastar mais R$ 64,6 milhões por ano com o aumento de 513 para 531 parlamentares, a partir das eleições de 2026. O relatório foi produzido pela própria direção-geral da Casa, a pedido do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB).