
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve barrar o projeto de lei que pretende aumentar o número de deputados federais em Brasília. Ele tem até o dia 16 de julho para sancionar ou não o texto, mas não deve assinar. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.
Leia Também:
Ainda segundo a publicação, Lula já informou para alguns aliados que a possibilidade de aprovar o projeto está descartada neste momento. Atualmente a Casa conta com 513 parlamentares e, caso seja aprovado o projeto, serão 531 deputados.
No entanto, em meio à quebra de braço com o Legislativo na polêmica do decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), pode haver um acordo entre as partes. Algumas pessoas próximas ao petista pedem que a decisão seja tomada com calma e sem pressão.
Segundo a publicação, aliados ressaltaram a impopularidade do projeto que aumentou o número de deputados e dizem que, por ser iniciativa dos parlamentares, não teria motivos para que o governo se envolvesse com o tema —sob o risco de, ao sancionar o texto, ser alvo de críticas pela opinião pública num momento de baixa popularidade.