Juscelino Filho é o atual ministro de Comunicações do governo Lula (PT), mas, aparentemente, por pouco tempo. Segundo integrantes do União Brasil, partido ao qual Juscelino pertence, é esperado que o presidente dê um 'pé na bunda' dele, após ele ter sido indiciado por corrupção pela Polícia Federal.
Um dos motivos para essa expectativa foi a declaração de Lula, nesta quarta-feira (26), em que ele afirmou que, apesar de ter defendido o ministro em um primeiro momento, terá que mudar de opinião caso ele seja denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR).
O ministro está sendo investigado por suspeita de integrar uma organização criminosa que cometeu crimes relacionados ao desvio de verbas destinadas a obras de pavimentação com dinheiro público direcionado à estatal federal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
O União Brasil está dividido entre uma parte que deseja manter um aliado na pasta e outra que acredita que esse deve ser um assunto debatido fora do partido, defendendo que o União Brasil deve ser oposição ao governo.