O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre o ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25). Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa É Notícia, da RedeTV!, Lula classificou a manifestação como "grande" e "inegável", reconhecendo a força do movimento.
Lula se baseou nas imagens da manifestação para atestar sua magnitude. "Eles fizeram uma grande manifestação em São Paulo. Mesmo quem não queira acreditar, basta ver as imagens. A quantidade de pessoas que compareceu foi significativa", disse o presidente.
Para Lula, o ato foi "em defesa do golpe", evidenciando o receio de que os apoiadores de Bolsonaro estejam dispostos a subverter a ordem democrática. "Eles estavam todos com medo, muito cuidadosos. [...] De qualquer forma, é importante ficarmos atentos, porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira", alertou.
Lula também criticou o pedido de anistia feito por Bolsonaro para os presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro. "Ao pedir anistia, ele está dizendo: 'Perdoem os golpistas'. É uma confissão do crime", avaliou o presidente.
Para ele, a manifestação representou um "protesto contra a democracia". "Os presos pelo 8/1 ainda não foram julgados, eles estão presos para garantir a paz e a ordem no país. Ainda não se sabe quem mandou, quem financiou, porque houve uma tentativa de golpe", salientou Lula.