
O presidente Lula (PT) não economizou nas palavras em seu pronunciamento na noite deste sábado (6). Com a proximidade do feriado da Independência, o petista mandou um recado forte para quem, segundo ele, tenta prejudicar o país lá fora. Lula chamou de “traidores da pátria” os políticos que, nas palavras dele, estimulam ataques e interferências estrangeiras contra o Brasil.
Leia Também:
Apesar de não citar nomes, o discurso foi uma referência direta à família e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, em especial a Eduardo Bolsonaro. A crítica vem após as sanções dos Estados Unidos a produtos brasileiros, um movimento que, segundo o governo, teria sido incentivado por políticos brasileiros no exterior.
Lula defendeu a soberania nacional e reforçou que o Brasil não aceita “ordens de quem quer que seja”, deixando claro que o país não é mais "colônia de ninguém". O presidente também aproveitou a fala para defender o PIX, a regulamentação das redes sociais e a independência do Judiciário, temas que têm sido alvo de polêmicas.
Veja o pronunciamento completo:
Pronunciamento 7 de Setembro: do lado do povo brasileiro https://t.co/jU95fInq8t
— Lula (@LulaOficial) September 6, 2025