O presidente Lula (PT) 'tirou o dele da reta' e afirmou que não tem candidato para a presidência da Câmara dos Deputados. A declaração surge em meio à turbulência no Congresso sobre qual nome será apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato para a presidência da Câmara. A presidência da Câmara é de responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais”, afirmou ele, em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG), nesta quinta-feira (5).
Apesar da afirmação, Lula está sendo consultado por Lira para discutir o candidato que terá seu apoio. Vale lembrar que é de interesse do 'presida' da Câmara um nome de consenso, visando inclusive uma possível vaga como ministro, em 2025.
Lula também afirmou que dará um bom tratamento ao futuro presidente da Câmara, independentemente de quem seja escolhido. O mandatário ressaltou que o presidente da República depende do Congresso.
Leia mais:
União Brasil marca reuniões para decidir sobre futuro de Elmar
Governo Lula tenta dificultar candidatura de Elmar, afirmam aliados
“Cabe a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque o presidente da Câmara e do Senado não precisam do presidente da República”, disse o petista. “É o presidente da República que precisa deles”, concluiu.
Vale ressaltar que, nos últimos dias, Elmar Nascimento viu seu favoritismo cair por terra após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) para apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB).