28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Sem autoritarismo? - 22/10/2024, 15:44 - Da Redação

Lira defende proposta que limita poder de ministros do STF

Projeto garante que decisões do magistrado irão passar por aprovação do Congresso

Arthur Lira falou ao STF que apoia projeto
Arthur Lira falou ao STF que apoia projeto |  Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que apoia a Proposta de Emenda à Constituição que proíbe a derrubada de leis por decisões individuais de ministros.

“[A proposta] alinha o funcionamento do Poder Judiciário às necessidades do Estado democrático de Direito, promovendo um equilíbrio salutar entre os Poderes, sem, contudo, prejudicar a função de controle de constitucionalidade do STF”, afirmou Lira.

Lira também destacou que o projeto trará “maior transparência” para o Supremo. Em tese, a proposta fará com que decisões dos ministros passem primeiro pelo Congresso, para depois serem aprovadas ou não.

Leia mais:

PEC do STF deve começar a tramitar na Câmara dos Deputados em 2024

PEC contra decisões individuais de ministros do STF avança na Câmara

“A proposta de emenda [constitucional] apenas propõe a introdução de mecanismos que visam tornar a atuação do STF mais transparente e alinhada com os preceitos da colegialidade e da eficiência jurisdicional”, garantiu Lira.

No entanto, ministros do STF discordam da ideia de o Congresso poder barrar decisões do Supremo. Segundo um magistrado, os parlamentares podem aprovar uma emenda constitucional contrária a uma decisão do Judiciário e, caso não infrinja a Constituição, ela terá validade.

exclamção leia também