
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) desceu a lenha, sem dó nem piedade, no projeto de anistia que rola na Câmara dos Deputados. Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, nesta sexta (26), a parlamentar classificou a proposta como "muito ruim" e afirmou que, se depender dela, não passa.
Leia Também:
"Não há possibilidade de se aceitar um projeto com aquela característica. Ele busca diminuir a pena daqueles que foram os principais responsáveis pelos acontecimentos de 8 de janeiro", disparou .
Com meu voto, não passa
Lídice da Mata
Lídice ainda disse que os atos golpistas foram organizados para atacar as sedes dos três poderes em Brasília e criticou a disseminação de fake news que, segundo ela, atribulam a mente da população.
"Generais que deveriam proteger o país estimularam uma invasão criminosa. É absurdo imaginar que um ato tão grave termine em impunidade", disse.
Ela ainda contou que podia ser bem pior, já que, na França ou em outros países, a punição para casos nessa pegada seria muito mais severa, até no nível de prisão perpétua.
Lançamento do Ouro Negro 2026
A entrevista rolou no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, durante o lançamento do edital Ouro Negro 2026, que vai investir R$ 17 milhões em projetos culturais ligados a blocos afro, afoxé, samba, reggae e blocos de índio.
O vereador Sílvio Humberto (PSB) também 'bateu ponto' no evento e falou sobre a importância da mobilização popular para enfrentar a PL da Anistia.
"Eu venho dos movimentos sociais e sei que, quando a rua atua, o Parlamento se mexe. Foi assim nas Diretas Já: mesmo sem vitória imediata, a mobilização popular plantou a semente da eleição para presidente. A lição é clara: a democracia só se fortalece com participação popular e transparência. O parlamento só se mexe quando o povo se mobiliza.", declarou.
As ruas mudam a história
Sílvio Humberto
Sílvio ainda rebateu comparações feitas nas redes sociais entre a anistia pedida hoje e a concedida na ditadura militar. "Naquela época, a anistia era pra quem lutava contra a ditadura. Hoje, querem anistia pra quem tentou dar o golpe na democracia. Não tem comparação", disparou.
