Uma denúncia contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi rejeitada por parte da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação sobre o político envolveu a ação da Lava Jato por ‘parceria’ em um suposto esquema de corrupção na Transpetro, uma subsidiária da Petrobrás.
Ainda em 2019, a mesma Segunda Turma tinha aceitado a denúncia, porém, o entendimento foi alterado e aceitaram um recurso da defesa de Calheiros. Na concepção do ministro Gilmar Mendes, relator do caso, o julgamento foi "omisso" em comparação às provas da acusação.
Já o voto foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques. Em contrapartida, André Mendonça e Edson Fachin rejeitaram o recurso em julgamento finalizado nesta sexta-feira (31).
O STF arquivou mais uma falsa denúncia contra mim. Das 39, 30 já foram para o lixo por falta de provas. Em outras 3 a PF já recomendou o arquivamento e aguarda a manifestação da sonolenta PGR. Reagir às mentiras da Lava Jato foi sofrido, desumano, mas hoje não sou réu em nenhuma
— Renan Calheiros (@renancalheiros) April 1, 2023
Leia Mais
Bruno Reis anuncia pacote de obras para melhorar a Ilha de Maré
Datafolha: Lula é aprovado por 38% dos brasileiros em 90 dias
Jerônimo vai a empresas de tecnologia na China e quer trazer conceitos
"O STF arquivou mais uma falsa denúncia contra mim. Das 39, 30 já foram para o lixo por falta de provas. Em outras 3 a PF já recomendou o arquivamento e aguarda a manifestação da sonolenta PGR. Reagir às mentiras da Lava Jato foi sofrido, desumano, mas hoje não sou réu em nenhuma", vibrou Calheiros nas redes sociais.