O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) e sua candidata para vice, Dona Mira Alves (PSOL), discutiram propostas destinadas para a saúde pública do povo soteropolitano que serão incorporadas ao programa de governo da chapa majoritária, na manhã deste sábado (20), com servidores que trabalham no SUS, pesquisadores e estudantes no auditório da biblioteca Prof Álvaro Rubim de Pinho (UFBA), localizado no Canela.
Durante o evento, os especialistas apontaram que Salvador tem um dos piores indicadores de mortalidade infantil e encontra-se como a 23ª capital do país em mortalidade materna. Kleber Rosa ressaltou a necessidade da gestão municipal ampliar o financiamento destinado à universalização do acesso à Atenção Básica e aos atendimentos de média e alta complexidades.
Leia mais:
Prefeito de Iaçu tem contas bloqueadas pela Justiça
Sheila Lemos é anunciada como candidata à Prefeitura de Conquista
O psolista destacou que a administração do município precisa ter um "cuidado especial" com a saúde pública, mas principalmente da população negra que encontra-se em situação vulnerabilidade social. "Vivemos menos porque ficamos no meio do caminho. Não temos nem o direito de envelhecer. Não tem como pensarmos políticas de saúde sem priorizarmos a saúde da população negra".
Dona Mira destacou a importância da prefeitura implementar medidas que visem combater o racismo institucional que atinge a população negra dos bairros de periferia, do Movimento Sem Teto (MST), das comunidades e povos tradicionais.
"Não tem como discutirmos sobre a saúde de Salvador sem fazermos uma reflexão relativa à institucionalização do racismo. As famílias do Movimento Sem Teto constatam todos os dias o abandono e o descaso dos poderes públicos com a saúde da população de baixo poder aquisitivo. Portanto, eu e Kleber iremos priorizar no nosso programa de governo propostas que tenham como objetivo mudarmos esse quadro", disse Mira Alves.